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05/11/2013 22h54
Campanha nacional sobre direito do consumidor
Ministério da Justiça lança primeira campanha nacional sobre o tema
O Ministério da Justiça apresentou à imprensa a primeira campanha publicitária nacional sobre direitos do consumidor. Com o tema 'Você sabe o valor do seu dinheiro’, o público-alvo da campanha são, principalmente, os consumidores da nova classe média, contingente que corresponde a mais de 50% da população brasileira, e ao qual foram incorporados nos últimos 10 anos cerca de 40 milhões de pessoas.

Pesquisas mostram que os consumidores brasileiros conhecem o Código de Defesa de Consumidor. No entanto, a efetividade do CDC depende da atitude dos próprios consumidores, que podem exigir seus direitos junto às empresas. É exatamente isso que a campanha leva ao ar nos comerciais de 30 segundo que começaram a ser exibidos desde domingo nas TVs abertas. A mesma mensagem estará no rádio e em peças publicitárias que serão afixadas nas ruas, ônibus e metrôs das principais metrópoles brasileiras.

"Nós pretendemos, cada vez mais, dar amplitude à questão dos direitos do consumidor num país que cada vez mais tem pessoas consumindo. Quanto mais pessoas saem da linha da miséria, mais entram na esfera de consumo, e mais essa questão dos direitos deles acabam sendo colocados com uma nova dimensão para a sociedade", afirmou o ministro José Eduardo Cardozo.

Segundo Cardozo, o Brasil está num momento em que há uma grande demanda de produtos e serviços devido ao crescente número de consumidores. "Está na mão do consumidor o poder de escolher cada dia mais quem melhor o atende, do ponto de vista de garantias, do ponto de vista de respeitos . E essa campanha acaba sendo também uma campanha de educação, uma grande campanha que busca promover os direitos do consumidor e chegar onde muitas vezes nós não chegamos.

De acordo com a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, o primeiro significado da campanha é que a proteção ao consumidor no Brasil é uma política de Estado, e veio para ficar de forma institucionalizada. "É a primeira vez que temos uma campanha dessa magnitude, com esse orçamento. Ela está baseada no que ouvimos dos mais de 9 milhões de consumidores que já fizeram reclamações nos órgãos de defesa do consumidor de todos o país", destacou.

O mote da campanha é dar poder ao consumidor, já que ele é o dono do dinheiro. Ele que elege quem vai prestar o serviço ou qual produto irá comprar, e qual o fornecedor. "É o consumidor quem pode denunciar o desrespeito em qualquer instância - seja nos órgãos públicos, seja nas redes sociais, seja na própria empresa. Essa campanha quis mostrar também ao cidadão para ele escolher aquele que melhor o atende", salientou a secretária.



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